Bandeira Verde ECOXXI 2025: Municípios do Centro lideram desempenho sustentável de excelência

Foram entregues 60 galardões ao mesmo número de municípios na edição 2025 da Bandeira Verde ECOXXI, uma iniciativa promovida pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), que reconhece publicamente os municípios nacionais que demonstram compromisso e resultados concretos na promoção do desenvolvimento sustentável ao nível local.

Este número, sublinha o Turismo de Portugal – que integra a Comissão Nacional do ECO XXI e o Júri Nacional de avaliação dos projetos dos municípios no âmbito do Indicador 21 “Turismo Sustentável” – representa um empenho crescente na implementação de boas práticas sustentáveis, sendo que estes 60 municípios representam cerca de 20% do total dos concelhos portugueses, com maior concentração no continente, especialmente nas regiões norte e centro.

Nesta distinção, destacam-se 12 municípios nacionais que alcançaram o Índice ECOXXI de 90%, que evidencia um desempenho de excelência. Destes 12 municípios, sete situam-se na Região Centro, nomeadamente: Cantanhede, Leiria, Lousã, Mealhada, Nazaré, Pombal e Torres Vedras.

"O Programa ECOXXI, em implementação contínua em Portugal desde 2005, constitui um referencial exigente de educação para a sustentabilidade e qualidade ambiental, alicerçado em 21 indicadores que avaliam áreas estratégicas como educação ambiental, sociedade civil, conservação da natureza, ar, água, energia, resíduos, mobilidade, ordenamento do território e turismo. Este sistema de avaliação não se limita ao reconhecimento, serve igualmente como ferramenta de gestão que orienta a tomada de decisões estratégicas e a definição de metas para um futuro sustentável", destaca o Turismo de Portugal.

 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA ECOXXI