Consulta pública em vigor sobre Estratégia de Turismo Sustentável da EU
A Comissão Europeia lançou uma consulta pública para recolher – no ecossistema Europeu do Turismo – a identificação das principais linhas de força, desafios, preocupações e áreas de atuação para a futura estratégia UE para o Turismo Sustentável, que a Comissão irá apresentar em 2026.
A consulta está aberta até 15 de agosto, pode ser acedida aqui.
Enquadramento
Tendo por base as duas estratégias Europeias em vigor, o EU Tourism Transition Pathway e a Agenda UE 2030 para o Turismo, o Comissário Europeu para os Transportes Sustentáveis e Turismo, Apostolos Tzitzikostas, referiu que a Comissão iria apresentar uma nova estratégia para o setor, no sentido de reforçar a prioridade deste setor no quadro da UE.
Após a adoção das duas referidas estratégias, verificaram-se diversos episódios disruptivos na Europa, como a invasão da Ucrânia pela Rússia, pressão inflacionária e medidas de contraciclo (aumento dos juros) de controle da inflação, os picos dos preços energéticos, situação de Gaza e volatilidade da política comercial dos EUA.
Por tal, verifica-se a necessidade de atualizar a abordagem Europeia sobre o Turismo, não só pelos desafios acima referidos, como pelos do próprio setor: reforçar acesso a mão-de-obra, a utilização (benigna e a maligna) da IA, um significativo aumento comunicacional de uma narrativa negativa do setor na sociedade, desequilíbrios turísticos em alguns destinos, entre outros.
As iniciativas, entretanto, promovidas como a Declaração de Palma sobre Turismo Socialmente Sustentável (2023) não foram suficientes para corresponder aos desafios.
Este questionário será a principal ferramenta da Comissão para a elaboração da futura estratégia, sendo que, adicionalmente, irá incorporar contributos dos Estados-Membros nas reuniões Ministeriais, eventos de stakeholders e reuniões bilaterais com personalidades de relevo.
Áreas de relevo
O questionário assenta em 12 capítulos, nomeadamente:
- General comments
- Environmental sustainability and climate action
- Social sustainability
- Increased resilience of DMOs
- Digital transformation
- Smart tourism
- Accessibility and inclusiveness
- Competitiveness and support MSMEs and start-ups
- Skills and support to the workforce
- Modes of transport
- A shared brand for Europe
- Final thoughts
Na prática divide-se entre:
- A avaliação dos capítulos já existentes nas estratégias anteriores: como as transições verde e digital, skills, acessibilidade e inclusão;
- Novos temas-chave, como a competitividade empresarial, a sustentabilidade social, resiliência dos destinos, transportes e multimodalidade e uma marca Europeia.
Importância da participação
O Turismo de Portugal sublinha que o preenchimento deste questionário, que tem uma estimativa de 7-9 minutos, “é um momento relevante para o ecossistema Europeu do turismo, sejam as autoridades públicas, associações, empresas, profissionais, consumidores, academia e outros interessados no setor”.
“Além de ser uma oportunidade para influenciar a política europeia para o setor, é uma forma de contribuir muito positivamente para o reforço do país junto das instituições europeias e, assim, assegurar, a manutenção do turismo como prioridade no quadro Europeu”.