Planalto das Cesaredas é o 3º classificado do Concurso de Empreendedorismo Turístico TCP
O projeto Planalto das Cesaredas, promovido por Sílvia Cláudio, é o terceiro classificado da X Edição do Prémio José Manuel Alves, concurso de empreendedorismo turístico do Turismo Centro de Portugal.
O projeto visa a criação de uma Rede de Aldeias Turísticas Sustentáveis para o território designado como Planalto das Cesaredas, território que se divide por quatro concelhos, que são Bombarral, Lourinhã, Óbidos e Peniche, integrando parcialmente sete freguesias: Pó, Roliça, Reguengo Grande, União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, Olho Marinho, Serra d’El Rei e Atouguia da Baleia, os quais fazem parte da Região do Oeste.
A Rede de Aldeias Turísticas do Planalto das Cesaredas visa oferecer um conjunto de produtos e serviços turísticos integrados, desenvolvidos com o objetivo de valorizar os recursos naturais, culturais e sociais do território.

“O foco principal é promover um turismo sustentável, assente em critérios de gestão sustentável, sustentabilidade socioeconómica, cultural e ambiental, que impulsione o desenvolvimento económico e social, ao mesmo tempo que preserve as identidades locais e as tradições”, destaca a promotora.
O projeto foi selecionado pelo Júri Final, composto por Miguel Mendes (Turismo de Portugal) e Guilherme Fonseca (Portugal Ventures), tendo as avaliações sido feitas de acordo com os seguintes critérios: Viabilidade económico-financeira, grau de inovação do projeto, contributo do projeto para o desenvolvimento do setor na região Centro de Portugal, incluindo contributo para a sustentabilidade económica, ambiental e/ou social da região e experiência e competências demonstradas pelo(s) promotor(es).
Para além da distinção, o projeto vai ser contemplado com um prémio financeiro de 1000 euros.
Prémio José Manuel Alves
O Prémio José Manuel Alves é organizado anualmente pelo Turismo Centro de Portugal e destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na Região Centro de Portugal, através do qual se pretende consagrar a melhor ideia de negócio no setor.
A designação homenageia o ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.