Conheça o Júri Final da X Edição do Prémio José Manuel Alves

Miguel Mendes e Guilherme Fonseca integram o Júri Final da presente X Edição do Prémio José Manuel Alves, concurso de empreendedorismo turístico do Turismo Centro de Portugal.

Júri Final vai selecionar os três primeiros classificados do referido concurso que, para além da distinção, serão contemplados com um prémio monetário, nomeadamente:

1.º classificado: 5000 euros
2.º classificado: 2500 euros
3.º classificado: 1000 euros

As avaliações serão feitas de acordo com os seguintes critérios: Viabilidade económico-financeira, grau de inovação do projeto, contributo do projeto para o desenvolvimento do setor na região Centro de Portugal, incluindo contributo para a sustentabilidade económica, ambiental e/ou social da região, experiência e competências demonstradas pelo(s) promotor(es), como consta nas condições gerais.

Conheça melhor os jurados:

 

Miguel Mendes

 

 

Miguel Mendes, licenciado em Marketing, exerce a sua atividade no Turismo de Portugal desde abril de 2000.

Durante 22 anos exerceu funções como gestor de cliente na área de apoio ao empresário e ao investimento, onde prestou assistência técnica e financeira especializada às empresas, programas e incentivos financeiros ao investimento no turismo, desenvolvimento de negócio, conhecimento do setor, inovação e empreendedorismo.

Desde 2023 é gestor de projetos na Direção de Competitividade das Empresas – Departamento de Dinamização Empresarial, área diretamente responsável pelo desenvolvimento de iniciativas que visam o fomento do investimento no setor do turismo, dinamização de programas de financiamento e capacitação à melhoria das competências de gestão empresarial.

Assegura competências técnicas de apoio especializado às empresas turísticas no domínio das oportunidades de negócio ao investimento, parcerias, financiamento, e na área da sustentabilidade através do Programa Empresas Turismo 360º, e desempenho ESG.

Participa na dinamização de ações informativas, formação e capacitação, relacionadas com investimento, financiamento, estratégia e sustentabilidade.

Presta apoio técnico e acompanha o desenvolvimento de ferramentas de apoio à tomada de decisão, crescimento, e suporte do negócio das empresas turísticas.

Com uma forte experiência profissional no apoio especializado ao ecossistema turístico, e na gestão de programas de apoio financeiro e incentivos às empresas turísticas e às entidades públicas, ao longo do seu percurso profissional tem sido responsável por lecionar unidades curriculares na área do empreendedorismo e programas e incentivos financeiros ao investimento no turismo, para além de speaker e mentor em eventos, seminários e conferências, em representação do Turismo de Portugal, relacionados com estratégia, investimento e financiamento.

 

Guilherme Fonseca

 

 

Guilherme Fonseca é um gestor e economista com experiência em operações com fundos soberanos, hedge funds, family offices e sociedades de capital de risco.

Fez a Licenciatura em Economia na Universidade Católica Portuguesa, o Mestrado em Finanças na Nova SBE e o Doutoramento em Gestão Aplicada no ISCTE-IUL, possuindo também um diploma em Corporate Governance pela Nova SBE.

Foi Investment Associate da aceleradora/incubadora Startup Braga, tendo participado na criação e execução do SBS Capital Fund (sob a administração do ex-Secretário de Estado do Empreendedorismo do XIX Governo Constitucional de Portugal).

Posteriormente, foi Chief Strategy Officer e sócio da ISSHO Technology (empresa de software premiada pelo MIT Portugal) – até à data do seu exit – e colaborou com consultoras de M&A em projetos de exposição internacional.

Atual docente convidado da CESPU em Gestão Estratégica, foi guest speaker da Nova SBE em Raising Capital, desempenhando atualmente o cargo de Investment Manager na área de Tourism da Portugal Ventures.

 

Prémio José Manuel Alves

 

Prémio José Manuel Alves, organizado anualmente pelo Turismo Centro de Portugal, destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na Região Centro de Portugal, através do qual se pretende consagrar a melhor ideia de negócio no setor.

A designação homenageia o ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.

Mais informações sobre o Prémio José Manuel Alves