BoostX-ScaleUp Tourism quer impulsionar startups inovadoras e sustentáveis

Estão em curso as candidaturas à segunda edição do programa internacional BoostX – ScaleUp Tourism, que visa impulsionar empresas inovadoras e sustentáveis e promover “um turismo mais seguro, saudável e competitivo”.

A iniciativa, considerada “pioneira em Portugal”, é organizada pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, em parceria com o Turismo de Portugal e a NOVA Medical School.

BoostX- ScaleUp Tourism

O programa BoostX- ScaleUp Tourism desafia startups e empresas inovadoras que apresentam produtos e soluções para um turismo seguro, saudável e sustentável. O programa visa contribuir para o aumento da competitividade e da capacidade de inovação no setor, ajudando as empresas a maximizar os seus modelos de negócio, adaptar serviços, qualificar produtos, otimizar operações e ampliar a base de clientes.

“As ferramentas estratégicas oferecidas no programa facilitam o acesso a novos mercados e o fortalecimento das abordagens de financiamento das empresas, alinhando-se sempre com os valores essenciais da sustentabilidade e da inovação”, sublinha a organização.

O programa é dividido em várias fases:

  • Na primeira fase, cinco startups finalistas serão selecionadas e terão a oportunidade de participar, sem qualquer custo, nos Innovation Days em Portugal. Trata-se de um bootcamp intensivo de cinco dias, com um valor estimado de 10 mil euros por empresa. Esta fase contará com uma agenda colaborativa e imersiva, desenvolvida em parceria com os principais stakeholders dos setores de turismo e inovação em Portugal.

 

  • Na segunda fase, os finalistas participarão num Intensive tailored Exponential Education Program para Executivos da Universidade NOVA, com um valor estimado de 25 mil euros por empresa. Este programa será conduzido por especialistas de renome em diversas áreas, com o objetivo de capacitar as empresas para um crescimento exponencial.​​

Os três participantes com melhor desempenho terão a oportunidade de participar na Web Summit 2025. “Este evento proporcionará acesso a redes globais de inovação e conexão estratégica, além de seis meses de incubação no CIBT – Centro de Incubação de Base Tecnológica no Estoril, garantindo um ecossistema de suporte para o desenvolvimento contínuo dos seus projetos”, informa a organização.

Candidaturas

As candidaturas estão abertas até 31 de março de 2025 e devem ser submetidas através do site oficial do BoostX​.