Seis milhões para valorizar Aldeias Históricas e de Xisto
A Aldeia Histórica do Piódão foi o local escolhido para a assinatura do acordo dos Planos de Ação PROVERE, nomeadamente Redes Aldeias Históricas de Portugal Eficiente e Sustentável e Estratégia de Eficiência Coletiva Rede Aldeias do Xisto 2030, dois planos estratégicos fundamentais para a valorização dos territórios rurais, cada um no valor de três milhões de euros.
- Rede Aldeias Históricas de Portugal Eficiente e Sustentável: Visa a preservação patrimonial e na promoção de práticas sustentáveis.
- Estratégia de Eficiência Coletiva da Rede Aldeias do Xisto 2030: Tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento económico e turístico das aldeias através de redes colaborativas.
A assinatura dos acordos foi efetuada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a Câmara Municipal de Arganil, a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR) e a associação Aldeias Históricas de Portugal.
No conjunto, o PROVERE Aldeias de Xisto e Aldeias Históricas representa um investimento que pode ascender a seis milhões de euros.
Imagem: Aldeias de Xisto