50 milhões de euros para apoiar Turismo Sustentável

Estão abertas as candidaturas à Linha Turismo +Sustentável, uma medida de apoio gerida pelo Banco Português de Fomento (BPF) com uma dotação de 50 milhões de euros, com garantia mútua, em crédito para apoiar investimentos na área da sustentabilidade ambiental (gestão da energia, gestão da água, gestão de resíduos, biodiversidade).

O objetivo é Apoiar empresas do setor do turismo (PME, small mid cap, mid cap e grandes empresas aderentes ao programa Empresas Turismo 360) em investimentos para adquirir equipamentos, sistemas ou implementar soluções que promovam a transição energética e a neutralidade carbónica.

Operações elegíveis

As ações incluem reduzir emissões de gases com efeito de estufa, incorporar energias renováveis, otimizar o consumo de energia primária, gerir água e resíduos de forma eficiente, descarbonizar a mobilidade, promover a circularidade e valorizar a biodiversidade.

Operações destinadas a financiar investimentos enquadrados nas seguintes categorias, a serem verificadas com base no mapa de investimento apresentado pela empresa à Instituição de Crédito:

  • Gestão da Água
  • Gestão da Energia
  • Mobilidade Sustentável
  • Gestão de Resíduos
  • Economia Circular
  • Biodiversidade

As operações devem incluir, obrigatoriamente, investimento na categoria “Gestão da Água” ou “Gestão da Energia”. Candidaturas com investimentos exclusivamente nas outras categorias não são enquadráveis.

Enquadramento

São elegíveis empresas localizadas em todo o território nacional.

O montante máximo de financiamento é 750.000€ por empresa, o prazo global de financiamento estende-se até 180 meses (15 anos) e o período de carência até 48 meses (4 anos).

O prazo de vigência são 12 meses (este prazo pode ser prorrogado, por anúncio do BPF, caso montante da Linha não se esgote no período em curso). A taxa de garantia mútua máxima vai até aos 80% e a contragarantia FCGM fixa-se nos 80%.

Mais informações e candidaturas