Novo estudo destaca o potencial do Turismo Rural
O Comité Europeu das Regiões e a Organização Mundial do Turismo publicaram um estudo que demonstra a importância do turismo rural e os benefícios que este pode trazer para o desenvolvimento socioeconómico e sustentável da Europa.
Neste relatório – intitulado “Turismo e Desenvolvimento Rural” – é enfatizado o impacto do turismo no reforço da resiliência das comunidades regionais e locais, e a ajuda na atenuação dos processos de despovoamento, reduzindo as desigualdades e melhorando o acesso a serviços básicos.
“O turismo rural é um veículo para a diversificação económica, a criação de emprego e a sustentabilidade dos serviços locais. O desenvolvimento do turismo rural contribui para a expansão económica das áreas rurais e para a preservação do seu património cultural, ao mesmo tempo em que fomenta a participação da comunidade”, pode ler-se no estudo.
É ainda sublinhado o aumento na procura pelo turismo rural, pós-pandemia, e as capacidades de adaptação demonstradas pelo setor, sendo identificados vários desafios enfrentados pelas zonas rurais que podem constituir entraves ao desenvolvimento do setor, tais como a inexistência ou desadequação de infraestruturas, a insuficiência de recursos financeiros ou a escassez de mão-de-obra. Contudo, o relatório dá nota que estas dificuldades podem ser ultrapassadas com a evolução do setor, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o aumento de visitas turísticas nos territórios.
A “Visão a longo prazo para as áreas rurais” (LTVRA) é outro dos temas abordados, avaliando a sua relação com o ecossistema turístico em geral. É, igualmente, analisado, o financiamento para o turismo nas zonas rurais, durante o último período de programação, oferecendo a perspetiva de três regiões de Portugal, Espanha e Polónia, onde foram criadas estratégias bem-sucedidas de turismo rural.
Este estudo revela-se uma importante ferramenta de apoio onde são disponibilizadas informações e recomendações úteis para os decisores políticos, governos locais e para as empresas e as partes interessadas aproveitarem o potencial do turismo rural, enfrentando os seus desafios inerentes.
Algumas das propostas apresentadas:
- Construção de cadeias de valor rurais integradas
- Criação de sinergias e promoção da colaboração e da ação conjunta
- Reforço da conetividade e o desenvolvimento de competências
- Promoção da oferta turística alinhada com as tendências atuais dos consumidores e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Consulte o estudo “Turismo e Desenvolvimento Rural”
Fotografia: Freepik