Conheça o Júri Final do IX Concurso de Teses Académicas TCP

Juri_final_concurso_teses_academicas_2025.jpg

Ana Sofia Duque, João Estêvão e Carla Coimbra integram o Júri Final da IX Edição do Concurso de Teses Académicas do Turismo Centro de Portugal.

O Júri Final vai decidir quais são as teses vencedoras, nas categorias de Mestrado e de Doutoramento.

Os vencedores recebem um prémio monetário. São atribuídos 1000 euros ao vencedor na vertente Doutoramento e 500 euros ao vencedor na vertente Mestrado.

As avaliações serão feitas de acordo com os seguintes critérios: Impacto da tese nas empresas turísticas e/ou nas entidades públicas com competências no setor, qualidade científica, originalidade dos trabalhos, incidência na região Centro, tal como consta nas condições gerais.

Curiosamente, a presente edição do Concurso de Teses Académicas inclui dois jurados que já foram vencedores desta competição, na categoria de Melhor Tese de Doutoramento, nomeadamente Ana Sofia Duque (2019) e João Estêvão (2021).

Conheça melhor as juradas(o):

 

Ana Sofia Duque

 

 

Natural da Figueira da Foz, Ana Sofia Duque desde cedo percebeu a importância do Turismo para os territórios.
Foi estudante na Universidade de Coimbra, onde concluiu a Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Turismo.
O percurso profissional fê-la passar por museus, câmaras municipais e hotéis, até chegar ao destino atual, o ensino superior. Desde 2019, é professora no Instituto Politécnico de Viseu, sendo atualmente subdiretora da Licenciatura em Turismo e coordenadora do EcoCampus ESTGV.

Em 2019, ganhou o prémio de “Melhor Tese de Doutoramento”, na 3ª edição do Concurso de Teses Académicas do Turismo Centro de Portugal.

 

João Estêvão

 

 

João Estêvão fez todo o seu percurso académico na área do turismo, da licenciatura na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, ao doutoramento na Universidade de Aveiro, em que a sua investigação incidiu sobre as plataformas online avançadas de destinos e venceu o primeiro prémio da edição de 2021 do concurso de teses académicas do Turismo Centro de Portugal, passando pelo mestrado na Universidade de Barcelona, que se centrou na gestão de destinos turísticos locais.

É atualmente docente e investigador no Instituto Politécnico de Portalegre, sendo os seus principais interesses de investigação as TIC aplicadas aos destinos turísticos, os smart destinations e a reutilização adaptativa do património cultural no turismo.

 

Carla Coimbra

 

 

Carla Coimbra é diretora da Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional do Centro da CCDRC, I.P.

Assegura a coordenação do planeamento estratégico regional, a implementação das políticas territoriais e a articulação entre as dinâmicas regionais e as políticas públicas.

É também responsável pelas iniciativas de cooperação territorial europeia e pelas áreas da promoção, inovação e competitividade regional. É responsável pela articulação com o Programa Regional, nomeadamente na sua definição, no acompanhamento da execução, na avaliação das políticas públicas e na criação de instrumentos de monitorização e de divulgação de resultados.

Na CCDRC, foi Chefe da Divisão de Planeamento e Avaliação de 2017 a 2023 e Coordenadora do Observatório das Dinâmicas Regionais de 2009 a 2017.  

De 1998 e 2009 trabalhou no Instituto Nacional de Estatística, desempenhando funções no Núcleo de Estudos Regionais.

 

Concurso de Teses Académicas

 

Concurso de Teses Académicas, organizado anualmente pelo Turismo Centro de Portugal, tem como objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.

Mais informações sobre o Concurso de Teses Académicas