Está em consulta pública o projeto da Comissão Europeia para definir Regras por Categoria de Pegada Ambiental de Produto (PEFCR) para serviços de alojamento hoteleiro.
O PEF é um método abrangente de avaliação do ciclo de vida de bens para quantificar os impactos ambientais globais dos bens (produtos ou serviços) na UE, enquanto as regras de categoria são um conjunto de regras específicas que necessitam ainda serem definidas para a respetiva categoria de produto/serviço.
O Secretariado Técnico (TS) – órgão da governança que desenvolveu o primeiro rascunho das PEFCRs – convida as partes interessadas para participar na primeira consulta pública aberta sobre o projeto de texto das Regras de Categoria da Pegada Ambiental de Produtos (PEFCR – Product Environment Footprint Category Rules) para hotelaria na UE.
A consulta pública vai estar em vigor entre 3 de fevereiro e 2 de março de 2025.
Representantes da indústria, organizações ambientais, autoridades públicas e o público em geral são convidados a conhecer o rascunho e dar o respetivo feedback.
As partes interessadas – após registro no sistema Europeu ECAS – podem ter acesso ao rascunho das PEFCR aqui e efetuar os seus comentários/observações.
O processo foi iniciado pela Comissão Europeia para apoiar a indústria hoteleira da EU e foi desenvolvido por um grupo de trabalho multi-stakeholder, que representa mais de 51% do mercado hoteleiro da UE. É co-presidido pela HOTREC – a Associação de Hotéis, Restaurantes, Pubs e Cafés e estabelecimentos similares na Europa.
O objetivo é construir uma ferramenta de medição dos impactos ambientais do sector hoteleiro, através da aplicação da metodologia PEF – um método de cálculo sólido e reconhecido. Este método recorre à Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) para quantificar os impactos ambientais gerais de produtos (bens ou serviços), incluindo pegada de carbono, pegada hídrica e uma série de outros, voltado para a confiabilidade e reprodutibilidade dos resultados.
A PEF está a ajudar as empresas a calcular o desempenho ambiental de seus produtos, com base em informações específicas, confiáveis e verificáveis, para combater o greenwashing e, assim, permitir alegações verdes justas e baseadas em desempenho. Para alcançar esse objetivo, um conjunto de regras específicas precisa ser definido para a respetiva categoria de produto, na forma de uma PEFCR.
As PEFCRs ajudam as empresas a implementar estudos PEF. Elas reduzem o esforço e os custos ao definir o que é mais importante para uma categoria de produto específica. Elas fornecem um modelo de template ajustável às características de cada hotel. O resultado final oferecerá um método robusto para melhorar o desempenho ambiental dos serviços de hospedagem em hotéis, ao mesmo tempo em que apoia decisões mais bem informadas por empresas, decisores políticos e consumidores.
Imagem: Freepik