Número recorde de empresas nacionais comprometidas com a sustentabilidade

Turismo-de-Portugal-turismo-360-empresas_distinguidas.jpg

O Turismo de Portugal reconheceu o número recorde de 486 empresas turísticas destacadas pelo seu compromisso com práticas de sustentabilidade.

Deste total, 386 empresas foram reconhecidas com o selo “ESG Committed”, tendo aderido à jornada da sustentabilidade através do Programa Turismo 360. Juntam-se mais 100 empresas que receberam o selo “ESG Engaged”, o número máximo de empresas a alcançar este nível de distinção no referido programa.

O evento teve lugar no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel e contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

“A distinção das 100 empresas com o selo “ESG Engaged” reflete o compromisso destas com práticas ambientalmente responsáveis, através da implementação de medidas concretas e mensuráveis, que foram reportadas através da Ferramenta Organizacional de Reporte da Sustentabilidade no Turismo (FOREST)“, informa o Turismo de Portugal.

“As 386 empresas reconhecidas com o selo “ESG Committed” demonstram aspiração em estar na vanguarda da transformação do turismo português, provando que um futuro sustentável e regenerador é, não só possível, como economicamente viável”.

Programa Empresas Turismo 360º

O Programa Empresas Turismo 360º visa promover práticas responsáveis nos pilares ambiental, social e da governação, assegurando às empresas melhores condições de acesso ao financiamento, otimização da eficiência, e um desempenho financeiro mais sustentável. Este Programa enquadra-se nos pilares do Turismo de Portugal e visa posicionar o país como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.

Este programa foi distinguido pela Comissão Europeia com uma menção honrosa, no âmbito da última edição dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), uma iniciativa que distingue boas práticas de promoção empresarial em função do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões. ​​