O projeto Brickopolis, promovido pelo Dino Parque – Parque dos Dinossauros da Lourinhã, é o terceiro classificado da nona edição do Prémio José Manuel Alves, concurso de empreendedorismo turístico do Turismo Centro de Portugal.
Brickopolis é uma nova exposição do Dino Parque Lourinhã, uma cidade gigante lego que conta com uma área de 700 metros quadrados e cinco milhões de peças de construção com peças de lego. Para além do espaço dedicado a esta vasta cidade, há ainda duas salas adicionais:
A sala “Mundos Imaginários”, que inclui coleções temáticas dos famosos tijolos coloridos como “Star Wars”, “Baía dos Piratas”, “Oeste Selvagem” ou “Expedição no Ártico”.
E a sala “Construções Fantásticas”, onde é possível visitar monumentos de todo o mundo, como o Taj Mahal, o Coliseu de Roma, o Big Ben ou até uma réplica da icónica Ponte 25 de Abril, com uns impressionantes 6 metros de comprimento.
“Brickopolis será uma experiência única que combina a magia do brinquedo mais famoso do mundo – numa viagem ao imaginário da nossa infância – com uma imersão num mundo de cor, criatividade e entretenimento”, asseguram os promotores.
“Esta nova exposição promete encantar visitantes de todas as idades e proporcionar uma viagem à memória de infância. A diversidade de exposições garante uma experiência para todos os entusiastas e curiosos que promete corresponder a todos os tipos de público e respetivos gostos”.
“Um complemento diferente de todas as exposições desta temática apresentadas ao longo dos anos em Portugal, será a sua componente tecnológica e imersiva. Equipados com sistemas de iluminação e som, paredes com projeções de vídeo e colunas de som direcionadas a modelos específicos – os espaços de exposição proporcionam uma imersão total aos visitantes que aborda os diferentes sentidos”, sublinham os promotores.
“Brickopolis será um espaço moderno, elegante e multifuncional, projetado para proporcionar uma experiência única e agradável para as famílias”.
O projeto foi selecionado pelo Júri Final, composto por Miguel Mendes (Turismo de Portugal), Jorge Pessoa (Associação Empresarial da Beira Baixa) e Guilherme Fonseca (Portugal Ventures), tendo as avaliações sido feitas de acordo com os seguintes critérios: Viabilidade económico-financeira, grau de inovação do projeto, contributo do projeto para o desenvolvimento do setor na região Centro de Portugal, incluindo contributo para a sustentabilidade económica, ambiental e/ou social da região e experiência e competências demonstradas pelo(s) promotor(es).
Para além da distinção, o projeto vai ser contemplado com um prémio financeiro de 1000 euros.
O Prémio José Manuel Alves é organizado anualmente pelo Turismo Centro de Portugal e destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na Região Centro de Portugal, através do qual se pretende consagrar a melhor ideia de negócio no setor.
A designação homenageia o ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.