Prémio Nacional de Turismo (candidaturas em curso)

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Estão em curso as candidaturas à 6ª edição do Prémio Nacional de Turismo, uma iniciativa do Expresso e do BPI que visa promover, incentivar e distinguir as melhores empresas, práticas e projetos do sector do turismo em Portugal.

Há cinco categorias a concurso, nomeadamente Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável.

Turismo Autêntico

Pretende-se premiar projetos que valorizam os recursos culturais e naturais do território nacional e as experiências de turismo autênticas.

  • Valorização de produtos endógenos;
  • Descentralização e mitigação da sazonalidade da oferta turística.


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Turismo Gastronómico

Pretende-se premiar projetos que apostem de oferta gastronómica diferenciada e autêntica, alicerçada na valorização e promoção da gastronomia regional e nacional.

  • Valorização de produtos endógenos, promovendo a gastronomia local e/ou regional;
  • Promoção de uma oferta gastronómica diferenciadora;
  • Iniciativas de fidelização do Consumidor;
  • Contribuição para a sustentabilidade e (re)aproveitamento de recursos e desperdícios.

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Turismo Inclusivo

Pretende-se eleger projetos que promovam marcas, destinos e experiências, reforcem a proximidade com os Clientes e alarguem os segmentos e mercados de procura.

  • Fomento da confiança do Consumidor e da empatia com o produto;
  • Fidelização do Consumidor;
  • Inclusão do Consumidor;
  • Obtenção de feedback por parte do Consumidor.

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Turismo Inovador

Pretende-se premiar projetos que trabalhem em rede com outros operadores, projetos que incrementam o conhecimento na área do turismo, a capacitação das equipas e uma maior eficiência dos negócios.

  • Inovação ao nível da oferta turística e do modelo de negócio, incluindo experiências criativas e alternativas
    que permitam revitalizar as economias locais e diversificar a oferta turística do país e das regiões;
  • Utilização do digital para a comunicação, distribuição e venda;
  • Promoção de parcerias e de iniciativas de cross-selling;
  • Utilização de ferramentas de Business Intelligence para a promoção do alcance e da eficiência do negócio.

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Turismo Sustentável

Pretende-se premiar os projetos que incentivam e implementam quer Objetivos De Desenvolvimento Sustentável quer de Responsabilidade Social.

  • Promoção da eficiência na utilização de recursos (medidas promotoras da eficiência energética, da economia
    circular, entre outros);
  • Turismo responsável (mitigação dos impactes da atividade turística no ambiente e nas comunidades locais,
    ações de responsabilidade social, entre outros);
  • Implementação de medidas/práticas que visem a redução e/ou compensação da pegada ecológica (iniciativas para compensar os efeitos do transporte, do maior uso de recursos, entre outros).

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Regulamento

Consulte o regulamento e conheça os critérios de avaliação, de forma a poder potencializar a sua candidatura.

 

Prémios

Os prémios a atribuir aos vencedores de cada uma das categorias a concurso (Turismo Autêntico, Turismo
Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável) são os seguintes:

  • Vídeo de 2 minutos sobre a entidade/projeto, legendado em inglês, para divulgação nos canais Impresa
    e BPI e para utilização pela entidade vencedora
  • Sticker físico e digital do Prémio Nacional de Turismo para utilização pelas entidades vencedoras
  • Referência no Boa Cama Boa Mesa do ano seguinte como vencedor do Prémio Nacional de Turismo
    (este prémio é exclusivo para as entidades e projetos que se enquadrem nos setores de Alojamento e
    Restauração)
  • Destaque nos meios Impresa sobre as entidades e projetos vencedores

 

Os finalistas verão também os seus projetos reconhecidos através da atribuição de um Selo Digital, bem como
a divulgação dos projetos nos canais BPI e Impresa.


Candidaturas

As candidaturas podem ser submetidas aqui até 31 de maio.

 

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