O Turismo de Portugal distinguiu 294 empresas a nível nacional pelos compromissos assumidos em matéria de sustentabilidade e fruto do seu envolvimento no Programa Empresas Turismo 360º, que visa "incentivar as empresas turísticas a assumirem compromissos nas dimensões ambiental, social e da governação", garantindo desse modo, "maior capacidade de acesso a financiamento e em melhores condições, melhor retorno sobre os investimentos, otimização da eficiência global, redução de custos operacionais e mesmo um melhor desempenho financeiro".
A cerimónia onde estas empresas foram distinguidas decorreu na edição deste ano da BTL, tendo 45 empresas recebido o selo Sustainability | Engaged que reconhece as empresas que já produziram relatórios de sustentabilidade através da Ferramenta Organizacional e Reporte da Sustentabilidade no Turismo (FOREST).
Por outro lado, 249 empresas foram distinguidas com o selo Sustainability | Committed, que reconhece a adesão ao programa e o assumir da respetiva Carta de Compromissos.
Em ambos os casos – Engaged e Committed – as empresas distinguidas são representativas da diversidade de atividades turísticas e englobam as várias dimensões – pequenas, médias e grandes empresas.
Destas empresas, 72 são da Região Centro. Fique a conhecê-las:
Criado em 2021, o Programa Empresas Turismo 360° tem como objetivo colocar as empresas no centro do processo de transformação de um setor que se pretende mais responsável e sustentável, apoiando-se numa estreita parceria público-privada com a missão de otimizar impactos positivos no planeta, nas pessoas e na economia.
O programa assenta numa visão onde a sustentabilidade das empresas turísticas não é mais uma opção, “mas uma necessidade absoluta e prioritária”.