Colóquio "Conhecer melhor para investir bem no turismo da região de Coimbra"

934a31ea-30a6-454a-aea2-b9398be2f9da.jpg

A sessão de abertura foi apresentada pela Professora Claudete Oliveira Moreira e pela Professora Susana Lima, representantes do Conselho Técnico-Científico do OTSCP da região de Coimbra. Contou ainda com as participações de José Luís Marques, Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra; de Paulo Caridade, da PRIMELAYER, empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma do OTSCP; de José Madeira e Vítor Sá Marques, da Comissão Diretiva Distrital AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal de Coimbra.

Paulo Caridade apresentou a plataforma do OTSCP, o seu enquadramento e as suas funcionalidades. Na sua intervenção, Vítor Sá Marques salientou o Património Material de Coimbra, destacando a importância das lojas com História de Coimbra e das Rotas Culturais Europeias, dois marcos turísticos importantes que revelam a identidade da cidade. José Madeira realçou a importância do Plano de Sustentabilidade do Turismo de Portugal e o rumo para a sustentabilidade que está a ser trilhado, reforçando a importância do trabalho em rede.

No primeiro painel, moderado por Raquel Relvas Neto, assessora de imprensa especializada em Turismo, tivemos os contributos valiosos de Mário Esteves, Presidente da Figueira Com Sabor a Mar e Delegado AHRESP Coimbra; Filipe Gonçalves, do Espaço Dona Maria Eventos; Francisco Cruz, do Aqua Village Health Resort & SPA; Jorge Simões, Delegado AHRESP Coimbra e Hotel Wellington e de João Ramos, da Portugal Green Travel - DMC.

Na sua intervenção, Filipe Gonçalves referiu a importância de haver no OTSCP uma categoria para empresas de eventos e referiu ainda a importância que uma boa rede de transportes tem para o destino. Francisco Cruz destacou a importância do contributo do OTSCP para a tomada de decisões de promoção, esperando que o OTSCP venha fornecer informação mais atempada e detalhada do que aquela que existe disponível de momento. Jorge Simões salientou a importância no retorno que é necessário, e que se espera do OTSCP, da informação ao tecido empresarial. João Ramos destacou a importância das especificidades de cada região que o OTSCP analisa.

Questionados acerca de quais as questões que gostariam de ver respondidas pelo OTSCP, João Ramos referiu que é necessário envolvimento por parte dos agentes turísticos na recolha de informação mais fina, continuar a trabalhar na notoriedade do OTSCP e dar retorno da informação recolhida. Referiu ainda a importância da existência de uma base de dados dos restaurantes existentes e da identificação dos produtores locais e produtos endógenos. Jorge Simões referiu a questão das acessibilidades a Coimbra e a importância em conhecer qual(ais) o(s) meio(s) de transporte(s) que utilizam para chegar até à região de Coimbra.

Num segundo momento de debate, moderado por Ana Margalho do Diário de Coimbra, contou-se com as intervenções de Elsa Marinho, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra; Filomena Dias, Técnica de Turismo do Município de Coimbra; Pedro Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada e Jaime Ramos, Presidente da Fundação ADFP.

Na sua intervenção, Elsa Marinho referiu que o OTSCP é fundamental no recolha e disponibilização de informação sustentada, não só a nível geral, mas também informação mais específica que sustente, por exemplo, projetos financiados. Filomena Dias salientou o trabalho em rede do OTSCP e Pedro Soares reforçou a importância de ter dados, para ajustar a oferta à procura e para a valorização dos recursos endógenos. Jaime Ramos destacou que conhecer é poder, e que o OTSCP é importante no incentivo à criação de parcerias e sinergias, e ao conhecimento da realidade que está próxima.

Na sessão de encerramento, as últimas palavras da sessão foram dirigidas pelo Vice-reitor da Universidade de Coimbra, Alfredo Dias; por Daniel Roque Gomes, Vice-presidente do Politécnico de Coimbra - IPC e por Jorge Loureiro, da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal.

Este foi o quinto de um ciclo de oito eventos a decorrer nas oito sub-regiões da região Centro, promovido pelo Turismo Centro de Portugal para sensibilizar os atores locais (empresários e residentes) para a importância do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP) no desenvolvimento turístico da região Centro.